Pisca LED com Arduino – Blink

 



  Vamos fazer o "Hello World" da programação Arduino...

 Iniciamos a programar o Arduino com o exemplo Blink, utilizando o LED embutido da porta 13.

Neste projeto, conectaremos um LED a um dos pinos digitais ao invés de utilizar o LED embutido na porta Digital 13. Neste momento, aprenderemos um pouco sobre eletrônica e codificação na linguagem do Arduino.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

1 x Placa UNO SMD R3 Atmega328 compatível com Arduino UNO;
1 x Cabo USB;
1 x Protoboard;
1 x Resistor de 220 Ω;
1 x LED difuso;
Fios de jumper macho-macho.

ESQUEMÁTICO DE LIGAÇÃO DOS COMPONENTES

Antes de iniciar a montagem elétrica do circuito, certifique-se que a sua placa UNO esteja desligada. Em seguida, monte o circuito utilizando a protoboard, o LED, o resistor e os fios.


Ao montar seu circuito na protoboard preste atenção nos seguintes pontos:
• Você pode utilizar fios de cores diferentes ou furos diferentes na protoboard, mas deve assegurar que os componentes e fios estejam conectados na mesma ordem do circuito;
• O terminal mais longo do LED encontra-se conectado ao pino Digital 9. Este terminal longo é o ânodo (positivo) do LED e deve ser conectado na alimentação de 5V, neste caso representado pelo pino Digital 9. O terminal mais curto é o cátodo (negativo) e deve ser conectado ao terra (GND);
• Em nosso projeto, utilizaremos o resistor de 220 Ω para reduzir a tensão e a corrente de alimentação do LED. O LED será acionado por uma porta digital da placa UNO que emite 5V de tensão e 40 mA de corrente contínua. No entanto, o LED difuso vermelho necessita de uma tensão de 2V e uma corrente máxima de 35 mA. Portanto, utilizaremos o resistor para reduzir os 5V para 2V, e a corrente de 40 mA para uma corrente inferior a 35 mA.

Assim que você tiver certeza de que tudo foi conectado corretamente, ligue sua placa UNO ao computador.


DICA

• Em nosso exemplo, utilizaremos um resistor de 220 Ω. Para saber a corrente no circuito utilizaremos a seguinte equação: I = (Vs -Vl)/R, em que que Vs é a tensão fornecida, Vl é a tensão requerida pelo LED, I é a corrente no circuito e R é o valor da resistência. Aplicando esta equação ao nosso projeto temos: I = (5 – 2)/220 = 13,64 mA. Desta forma, o resistor de 220 Ω atende as especificações de corrente do LED e da placa UNO.
• Você também pode utilizar outro valor de resistor desde que as especificações de corrente sejam satisfeitas. Lembrando que a corrente no LED e na placa UNO deve ser sempre inferior a corrente máxima especificada pelo fabricante.

 Aprenda a programar com Arduino, um microcontrolador de 8 bits para fazer coisas incríveis, controle de saídas/entradas digitais e analógicas.
Um super documento em PDF de 182 paginas
Curso com certificação de 80 horas.

Compre aqui!!
https://lnkd.in/eTDSVyJd



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BABUINO.TEC

CURSO DE ARDUINO E MICROCONTROLADOR